A onda

 

Lagos º C // 17 de Abril de 2024

A Onda

Mobilidade Urbana

  

                               𝗝𝗼𝘃𝗲𝗻𝘀 𝗲 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗱𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗮𝘁𝗲́ 𝟮𝟯 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗲 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗻’𝗔 𝗢𝗡𝗗𝗔

O novo tarifário do transporte urbano de Lagos entrará em vigor a 1 de março, mantendo a gratuidade do passe para jovens até 18 anos e podendo agora os estudantes até 23 anos usufruir do mesmo benefício. O município lacobrigense irá também assumir o aumento da Taxa de Atualização Tarifária (TAT), sendo que os valores de bilhetes não sofrerão qualquer aumento para os utentes.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) fixou para 2024 um aumento da TAT na ordem dos 6,43 % nos transportes públicos coletivos de passageiros. No entanto, face ao atual contexto económico, e dando continuidade ao PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos), o município de Lagos decidiu assumir esse aumento e manter o mesmo tarifário para os utilizadores d’A ONDA. De ressalvar que, no que toca aos passes, os preços também não sofrerão alterações, ao abrigo do Orçamento de Estado 2024 que estabelece o congelamento dos respetivos valores.

No caso dos jovens até 18 anos, desde 2022 que o município já tinha implementado a gratuitidade do passe. Porém, no âmbito da nova legislação (Portaria n.º 7-A/2024), a medida passa a ser suportada pelo Estado, passando o passe gratuito a ser designado de “Passe 4-18” e deixando de existir os passes “jovem” e “estudante”. Essa mudança é feita de forma automática, não sendo necessária qualquer alteração do passe já existente.

Uma boa novidade para os estudantes até 23 anos é que também eles passam a ter direito a um passe gratuito para circulação n’A ONDA, nomeadamente, o “Passe sub23”. Com base na referida Portaria, os estudantes nessas condições podem optar por ter um passe gratuito n’A ONDA ou no transporte público intermunicipal (VAMUS).

Para a aquisição de ambos os passes (4-18 e sub23), basta que se dirijam ao Terminal Rodoviário de Lagos, apresentando cartão de cidadão, sendo que para o Passe sub23 é também necessário apresentar certificado de matrícula.

 

 

AVISO

A partir de 04 de dezembro

 

LINHA 4 (ONDA AMARELA)

 

De forma a garantir que todos os alunos chegam a horas às Escolas do Concelho, as carreiras identificadas abaixo, sairão mais cedo do Burgau e Almádena:

 

Autocarro com saída de Burgau – Lagos às 07:34h passa para as 07:25 h;

Autocarro com saída de Almádena - Lagos às 07:50 h passa para as 07:40h;

                      

                         

 

Há mais passageiros a viajar n’A ONDA

O transporte urbano de Lagos teve um aumento de 13% no número de passageiros transportados em relação a 2022, sendo o período escolar onde o crescimento foi mais significativo (19%). Por esse motivo, o município de Lagos tem estado a reforçar a respetiva rede.

Desde a implementação da gratuitidade de circulação n’A ONDA para todos os alunos do concelho de Lagos, houve um aumento considerável no número de passageiros, em especial nas linhas rurais. Em janeiro de 2022, antes da introdução da medida, existiam 694 passes de estudante emitidos, sendo que atualmente estão 1800 ativos.

Atenta a estas mudanças, a autarquia tem procurado dar resposta a este crescimento de forma a garantir a capacidade dos autocarros para transportar todos os passageiros. Em março de 2023, foi integrada uma nova carreira na linha 6 com saída de Bensafrim no início da manhã para garantir a chegada dos alunos às escolas. Já em julho, foram criados mais horários nas linhas 5, 6, 7 e 8.

Na sequência deste reforço da rede de transportes, no próximo dia 4 de dezembro, a carreira das 7h43 com partida de Bensafrim (linha 6) passará a ser efetuada por um autocarro de maior capacidade e irá igualmente a todas as escolas, fazendo o mesmo circuito que a viatura que sai de Barão de São João às 7h30.

 

 

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

 

Quando estiver na paragem e pretender entrar no autocarro que se aproxima, sinalize

com a mão a sua intenção.

Seja cordial e ceda o seu lugar sentado a passageiros prioritários, como idosos, grávidas ou pessoas com crianças de colo.

 É permitido o transporte gratuitamente (D.L.n.º9/2015, artigo 11.º) de animais de companhia que não ofereçam perigosidade, desde que devidamente encerrados em contentor apropriado que possa ser transportado como volume de mão. Cada passageiro não pode transportar mais de um contentor com animais de companhia. Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com mobilidade condicionada são transportados nos veículos, gratuitamente e não açaimados, nos termos do Decreto- -Lei n.º 74/2007, de 27 de março. Proibido o transporte de animais perigosos e potencialmente perigosos, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 315/2009, de 29 de outubro, alterado pela Lei n.º 46/2013, de 4 de julho.

                                                                                  Não é permitido fumar.

 

Condições de transporte


É PERMITIDO

CADEIRA DE RODAS MANUAL E ELÉTRICA

BICICLETA DIMENSÃO MÁXIMA

2 METROS DE COMPRIMENTO

 

NÃO É PERMITIDO

SCOOTER DE MOBILIDADE

SCOOTER - BICICLETA ELÉTRICA

 

Lotação* : 1 Cadeira de rodas

3 Bicicletas (Passageiro junto à mesma)

*Transporte dependente da capacidade do autocarro, podendo ser condicionado nas horas de ponta.

 

 

 "AONDA" no Google Maps

A rede de transportes urbanos de Lagos AONDA já está disponível no Google Maps! A partir de agora, poderá consultar qual a melhor carreira e horários para se deslocar no concelho de Lagos. Basta colocar na aplicação o local de destino e, ao selecionar que pretende ir de transportes públicos, visualiza os melhores resultados ao nível da acessibilidade. É também disponibilizado o link para o site aonda.pt com informação adicional.

 

 

 

 

Rede Urbana - A Onda

Rede Urbana A Onda 

A ONDA é a rede de transportes urbanos da cidade de Lagos que serve todo o concelho de forma confortável, económica e amiga do ambiente. São 10 as linhas que a compõem:

Linhas A Onda

 

Os horários foram pensados na comodidade de quem recorre a este meio. Cada linha tem a sua utilidade. Se necessitar de se deslocar ao centro da cidade, as linhas VermelhaTurquesa e Cinza são as melhores escolhas, mas se, por sua vez, está de férias e pretende desfrutar do sol das nossas praias, sugerimos que utilize a linha Azul. Caso decida explorar zonas tão específicas, como a vila da Luz, Odiáxere ou conhecer melhor o interior do município e da aldeia típica de Barão de S. João, deverá utilizar as linhas AmarelaRosa e Verde. As restantes são destinadas essencialmente aos residentes.

Esta rede de transportes, em 2010, na altura com apenas dois anos de existência, foi a terceira classificada na 1ª Edição do “Prémio Acessibilidades aos Transportes”, uma iniciativa organizada a nível nacional pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestes (IMTT).

Prémio IMTT